CURTA NOSSA PÁGINA

MASSA DOCE PARA TORTA


INGREDIENTES
1 2/3 xícara (250g) de farinha de trigo
1/3 xícara (65g) de açúcar
¼ colher (chá) de sal
2/3 xícara (150g) de manteiga sem sal, fria, cortada em cubos
1 ovo grande
2 colheres (sopa) de creme de leite fresco

Para massa de chocolate:
Use 1 1/3 xícara (200g) de farinha de trigo e 1/3 xícara (50g) de chocolate em pó sem açúcar
MODO DE PREPARO
Método do processador de alimentos:
Coloque no processador com as facas de metal a farinha, o açúcar e o sal. Pulse só até misturar. Adicione a manteiga e pulse uma 12-15 vezes, até obter uma mistura parecida com migalhas de pão.
Com o processador ligado, acrescente o ovo e o creme de leite. Pulse até a mistura começar a se juntar.
Método manual:
Misture a farinha, o açúcar e o sal numa tigela ou numa superfície de trabalho. Abra um espaço para os cubinhos de manteiga ou esfregue-os com as mãos até a mistura ficar parecida com migalhas de pão.
Bata o ovo e o creme de leite numa tigelinha. Junte-os à mistura usando uma colher de pau.
Preparo da massa:
Coloque a massa sobre um filme plástico. Achate-a, formando um disco de 18cm de diâmetro e envolva no filme plástico. Leve à geladeira por no mínimo 30 minutos (ou até 48 horas).
Unte levemente com os dedos ou pulverize uma forma desmontável de 28cm de diâmetro.
Tire a massa da geladeira, remova o filme plástico e coloque-a numa superfície fresca. O ideal é fazer uso de uma pedra de mármore (encontrada em lojas gourmet) porque ela, sendo fria, não deixa a massa amolecer muito rápido. Polvilhe um pouco de farinha nos dois lados da massa.
Abra a massa entre duas folhas de filme plástico (ou papel-manteiga) até ela ficar com 3mm de espessura e cerca de 33cm de diâmetro. De vez em quando, levante o filme ou papel e polvilhe um pouco de farinha para não grudar. Se, a qualquer altura do procedimento, a massa ficar mole demais, volte a coloca-la na geladeira até firmar.
Retire a folha superior do plástico para transferir a massa para a superfície de trabalho. Polvilhe o rolo com um pouco de farinha e vá enrolando a massa em torno dele, soltando-a da folha de plástico.
Cautelosamente, vá desenrolando a massa sobre a forma untada sem apertar. Com os dedos, acomode a massa na borda da forma tomando bastante cuidado para não rasga-la. Dobre o excesso de massa para dentro, de modo a criar uma borda grossa de 5mm de espessura. Se quiser, leve para gelar por mais 30 minutos antes de assar.
Preaqueça o forno a 200ºC por aproximadamente 20 minutos, antes de colocar a forma com a massa. Cubra a assa com papel alumínio e encha com pesos de culinária ou feijão cru. Asse-a por 5 minutos, depois diminua a temperatura do forno para 190ºC. Asse por 5-10 minutos ou até ficar firme e dourada.
Massa doce para torta
A massa deve ficar ligeiramente dourada, assada o suficiente para ser consumida como está ou pronta para mais tempo de cozimento com o recheio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que você quer participar do nosso blog, fique a vontade.