CURTA NOSSA PÁGINA

MASSA FRESCA CASEIRA


INGREDIENTES
400 g de farinha de trigo (ou 280 g de farinha de trigo e 120 g de semolina)
4 ovos
MODO DE PREPARO:

Em uma mesa ou balcão, coloque a farinha, faça um furo no centro, quebre os ovos neste buraco e com um garfo, bata levemente os ovos e vá misturando, aos poucos, a farinha.
Com a palma e o punho da mão, amasse a massa, empurrando e apertando até que fique homogênea e macia, por 5 minutos no mínimo. Se a massa grudar, polvilhe um pouco de farinha de trigo e quando a massa estiver bem maleável e homogênea corte-a em 2 pedaços para abrir.
Na mão: Com um pau ou rolo de macarrão abra a massa na espessura de 0,1 mm. Depois de aberta, acerte as laterais formando um retângulo. Enrole este retângulo, no sentido do comprimento e com uma faca, corte este rocambole, no sentido da largura, em tiras finas. Depois de cortada toda massa, desenrole essas tiras e coloque em um varal para secar por 20 minutos.
Na máquina - Ajuste o controle da máquina de massa (manual ou elétrica) para a largura maior. Polvilhe cada pedaço de massa com farinha de trigo e passe pelo menos umas 3 vezes pelos cilindros sem corte, para abrir a massa. Ajuste a máquina para espessura mais fina e passe novamente a massa aberta para afinar. A cada passada, polvilhe um pouco de farinha de trigo. Repita o processo até atingir a espessura desejada (2 mm para fettuccine ou tagliatelle, 0,5 mm para massas recheadas como ravióli).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que você quer participar do nosso blog, fique a vontade.