CURTA NOSSA PÁGINA

BRUSCHETTAS VARIADAS


INGREDIENTES
1 pão italiano (ou de forma integral, ou de forma)
1 baguete
4 pão francês
2 alhos cortados ao meio
Tomate ao manjericão:

4 tomates sem sementes e cortados em cubos pequenos
Sal a gosto
Manjericão picado e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (chá) de alho picado
½ xícara (chá) de azeite

Cebolas caramelizadas:
2 colheres (sopa) de manteiga
4 cebolas fatiadas bem fininho
Sal a gosto
Tapenade:
10 azeitonas pretas picadas
10 azeitonas verdes picadas
1 colher (sopa) de alcaparras picadas
3 colheres (sopa) de azeite
Tomilho, alecrim e salvia picados a gosto
Sal a gosto
Bacalhau desfiado:
50 ml de azeite
1 cebola em fatias finas
2 dentes de alho picados
½ pimentão vermelho em fatias finas
½ pimentão verde em fatias finas
200 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado
20 azeitonas pretas sem caroço
Abobrinhas marinadas:
4 abobrinhas médias
1/2 xícara (chá) de azeite
Sal e pimenta-do-reino e hortelã picada a gosto
Berinjela marinada:
1 berinjela
Azeite a gosto
Sal, pimenta do reino e tomilho a gosto
MODO DE PREPARO
Pegue um pão italiano (ou de forma integral, ou de forma) e corte em fatias com aprox. 1,5 cm de largura. Coloque numa assadeira e leve ao forno preaquecido a 180°C por 8 minutos cada lado para tostar por fora e ainda manter maciez por dentro. Em cada lado de cada fatia, passe um pedaço de dente de alho, para dar sabor. Salpique sal a gosto.
Coloque a cobertura que desejar, na hora de servir. Se quiser, coloque lascas de parmesão para decorar!
DICA - Opções de cobertura: 
Presunto cru fatiado, muçarela de búfala fatiada, burrata, stracciatela, tomate seco, carpaccio, salmão defumado, alho frito, figo, creme azedo, rúcula, broto de alfafa, ricota italiana, alho poro em fatias finas refogado e temperado com sal e azeite.
Tomate ao manjericão:
Numa peneira, coloque 4 tomates sem sementes e cortados em cubos pequenos, tempere com sal a gosto e deixe nesta peneira por pelo menos 30 minutos.
Transfira o tomate para uma tigela, adicione manjericão picado e pimenta-do-reino a gosto, 1 colher (chá) de alho picado e ½ xícara (chá) de azeite.
Cebolas caramelizadas:
Em uma frigideira, derreta 2 colheres (sopa) de manteiga e doure, em fogo bem baixo, 4 cebolas fatiadas bem fininho por cerca de 20 minutos, até que fique com cor de caramelo. Mexa sempre para que não grude na frigideira. Desligue o fogo, tempere com sal e deixe esfriar.
Tapenade:
Numa tigela, misture 10 azeitonas pretas picadas, 10 azeitonas verdes picadas, 1 colher (sopa) de alcaparras picadas, 3 colheres (sopa) de azeite, tomilho, alecrim e salvia picados a gosto e tempere com sal a gosto. Deixe na geladeira até a hora de usar.
Bacalhau desfiado:
Em uma frigideira, aqueça 50 ml de azeite e doure rapidamente 1 cebola em fatias finas e 2 dentes de alho picados. Acrescente as fatias dos dois pimentões e mexa por 1 minuto.
Junte 200 g de bacalhau dessalgado, cozido e desfiado e mexa novamente. Se começar a secar, coloque mais 2 colheres (sopa) de azeite e mexa bem. Prove os temperos, acerte o sal se necessário e incorpore 20 azeitonas pretas sem caroço. Desligue o fogo e sirva a seguir.
Abobrinhas marinadas:
Corte a abobrinha pelo comprimento em fatias de 4 mm de espessura. Aqueça uma grelha em fogo médio. Pincele as fatias com o azeite e grelhe-as por meio minuto de cada lado ou até ficarem ligeiramente macias. Reserve.
Numa panela pequena, aqueça o azeite em fogo médio. Tempere com sal, pimenta do reino e hortelã e misture.
Numa travessa, forme camadas de abobrinha e banhe com o tempero. Repita a operação até terminarem os ingredientes. Cubra e leve para a geladeira por três dias.
Berinjela marinada:
Corte a berinjela em fatias bem finas com aprox. 4mm de espessura. Tempere com azeite, sal, pimenta do reino e tomilho a gosto e grelhe levemente, dos dois lados numa frigideira. Reserve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi, que bom que você quer participar do nosso blog, fique a vontade.